Com mais de 25 anos de experiência em liderança, colaboração, criatividade estratégica e design, junta o pensamento criativo com o teatro de improviso, para que o “pensamento lateral” esteja acessível a todos os públicos fomentando uma colaboração mais criativa e uma confiança pessoal mais forte na tomada de decisão individual e coletiva.
Em Portugal estudou teatro de improviso com Gustavo Miranda, na Act – Escola de Actores, com “Os Improváveis” (percursores do Long Form Improv em Portugal) e teatro 'clássico' com Claudio Hochman e com Bruno Schiappa (com quem estudou o "Método" de Lee Strasberg / Actor's Studio). Internacionalmente estudou na lendária Second City (Chicago) e com Susan Messing, Anders Fors, Victoria Bang, Maria Peters, entre outros. Iniciou-se no ’Clown’, trabalhando com a lendária palhaça brasileira Silvia Leblon, a “Spirulina” e com o palhaço italiano Matteo Farelli. É co-fundador dos coletivos de improviso Batata Quente Impro e Teatro Elástico, entre outros projetos pessoais e tem atuado como convidado d’Os Improváveis e dos JokeBox Impro. Transportou sempre estas práticas para as equipas que lidera em contextos mais convencionais e corporativos.
Com um background académico de design, agrega competências (e experiência) de liderança e gestão de equipas, formação corporativa, design estratégico e performance de improvisação, sendo frequentemente convidado a falar sobre temas relacionados com colaboração e criatividade, como forma de facilitar e libertar o pensamento lateral nas organizações, permitindo que eles se tornem mais acessíveis a um público mais amplo (mais formal).
No passado, o João desenhou e transformou muitos projetos e equipas. A sua vida profissional diversa, proporcionou-lhe uma ampla e sólida formação em inovação, design, media e comunicação: desde consultoras e agências criativas mais tradicionais a outros projetos de comunicação, juntando com uma rica e diversa experiência na indústria editorial. É pai de quatro filhos que são os mais exigentes clientes da sua criatividade.