Criatividade Estratégica nos Negócios
Insight Out > Formação Individual > Criatividade Estratégica nos Negócios

Objetivos

No final da formação, os participantes deverão ser capazes de:
  • Conhecer os fundamentos básicos do pensamento criativo e a sua utilidade em contextos mais formais de negócios (através de exemplos e modelos práticos aplicados).
  • Entender o que é a inovação, a sua relevância e valor acrescentado para a actividade que desempenham.
  • Entender o que é o Design Thinking enquanto ferramenta, processo e mindset.
  • Ser agente e promotor de uma cultura de inovação.
  • Estabelecer a ligação entre o contexto interno (valores, propósito e missão da empresa) e o externo (mercado, clientes, concorrência).
  • Desenvolver a capacidade de observação, inspiração e criatividade.
  • Saber promover e conduzir brainstormings profícuos com equipas de trabalho.
  • Entender o papel individual e coletivo no processo colaborativo da criação.
  • Fazer uma apresentação mais criativa.

Programa

1. Introdução
  • Quem é quem
  • Ser criativo, um método para um adjectivo.
  • O Steve, o Richard, o Hugh e outros gurus improváveis.
  • O pensamento lateral (dentro e fora da caixa)
2.Warm Up Criativo
  • Aquecimento para a competição
  • Primeira ideia vs melhor ideia
  • O bom observador de sala
  • A persona e a pessoa. Um por todos
  • Conhecer o público e criar relação.
3. Mergulhar no Método
  • Entender o desafio (descobrir a meta)
  • Explicar a um estrangeiro (sem gritos nem gestos largos)
  • Observar, aprender e perceber. (O lado humano das coisas)
  • Pesquisas e Puzzles (não inventar a roda poupa tempo)
4.Ideias e mais Ideias
  • Vale tudo e errar é bom (BrainStorm)
  • Ser um bom criativo num dia mau.Questionar as questões.
  • Construir para pensar.
  • Ouvir a 80 e falar a 20.
  • Divergir e Convergir.
  • O Gelado de Baunilha.
5. Técnicas para uma apresentação criativa
  • A variável sou eu.
  • O PowerPoint não é um teleponto.
  • O público, o espaço e a minha equipa.
  • Roupa de cena.
  • Distribuir Jogo.
  • Voar no trapézio.
6.Apito Final
  • Roda o palco (todos testam)
  • Jogo de Roda
  • Partilhar para crescer
  • Carrocel

Criatividade Estratégica nos Negócios

Somos todos criativos? Sim, somos.

A criatividade treina-se, consolida-se e aplica-se como uma metodologia cujos elementos básicos estão ao alcance de qualquer pessoa. Não é necessário para isso comparar-se a um criativo profissional com anos de experiência, mas apenas juntar ao conjunto de conhecimentos técnicos que já possui (direito, consultoria, finanças, etc) algumas boas práticas e métodos que ajudarão a agilizar um pensamento mais inovador, orientado para a consolidação e eficácia de resultados com foco nas pessoas. O mundo das empresas e dos negócios está a mudar.

O “novo normal” está em transformação e requer novas soluções para velhos problemas e adaptação a novos problemas. É essencial saber inovar e ser criativo.

Formato

Formação presencial em sala com muitos exercícios práticos

Duração

8 horas

Formador

João Peral

Valor

Sob consulta

Data

Sob consulta

Criatividade Estratégica nos Negócios

Somos todos criativos? Sim, somos.

A criatividade treina-se, consolida-se e aplica-se como uma metodologia cujos elementos básicos estão ao alcance de qualquer pessoa. Não é necessário para isso comparar-se a um criativo profissional com anos de experiência, mas apenas juntar ao conjunto de conhecimentos técnicos que já possui (direito, consultoria, finanças, etc) algumas boas práticas e métodos que ajudarão a agilizar um pensamento mais inovador, orientado para a consolidação e eficácia de resultados com foco nas pessoas. O mundo das empresas e dos negócios está a mudar.

O “novo normal” está em transformação e requer novas soluções para velhos problemas e adaptação a novos problemas. É essencial saber inovar e ser criativo.

Objectivos

No final da formação, os participantes deverão ser capazes de:
  • Conhecer os fundamentos básicos do pensamento criativo e a sua utilidade em contextos mais formais de negócios (através de exemplos e modelos práticos aplicados).
  • Entender o que é a inovação, a sua relevância e valor acrescentado para a actividade que desempenham.
  • Entender o que é o Design Thinking enquanto ferramenta, processo e mindset.
  • Ser agente e promotor de uma cultura de inovação.
  • Estabelecer a ligação entre o contexto interno (valores, propósito e missão da empresa) e o externo (mercado, clientes, concorrência).
  • Desenvolver a capacidade de observação, inspiração e criatividade.
  • Saber promover e conduzir brainstormings profícuos com equipas de trabalho.
  • Entender o papel individual e coletivo no processo colaborativo da criação.
  • Fazer uma apresentação mais criativa.

Programa

1. Introdução
  • Quem é quem
  • Ser criativo, um método para um adjectivo.
  • O Steve, o Richard, o Hugh e outros gurus improváveis.
  • O pensamento lateral (dentro e fora da caixa)
2.Warm Up Criativo
  • Aquecimento para a competição
  • Primeira ideia vs melhor ideia
  • O bom observador de sala
  • A persona e a pessoa. Um por todos
  • Conhecer o público e criar relação.
3. Mergulhar no Método
  • Entender o desafio (descobrir a meta)
  • Explicar a um estrangeiro (sem gritos nem gestos largos)
  • Observar, aprender e perceber. (O lado humano das coisas)
  • Pesquisas e Puzzles (não inventar a roda poupa tempo)
4.Ideias e mais Ideias
  • Vale tudo e errar é bom (BrainStorm)
  • Ser um bom criativo num dia mau.Questionar as questões.
  • Construir para pensar.
  • Ouvir a 80 e falar a 20.
  • Divergir e Convergir.
  • O Gelado de Baunilha.
5. Técnicas para uma apresentação criativa
  • A variável sou eu.
  • O PowerPoint não é um teleponto.
  • O público, o espaço e a minha equipa.
  • Roupa de cena.
  • Distribuir Jogo.
  • Voar no trapézio.
6.Apito Final
  • Roda o palco (todos testam)
  • Jogo de Roda
  • Partilhar para crescer
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Formato

Formação presencial em sala com muitos exercícios práticos

Duração

8 horas

Formador

João Peral

Valor

Sob consulta

Data

Sob consulta

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