Criatividade Estratégica nos Negócios
Insight Out > Formação Individual > Criatividade Estratégica nos Negócios

Objectivos

No final da formação, os participantes deverão ser capazes de:
  • Conhecer os fundamentos básicos do pensamento criativo e a sua utilidade em contextos mais formais de negócios (através de exemplos e modelos práticos aplicados).
  • Entender o que é a inovação, a sua relevância e valor acrescentado para a actividade que desempenham.
  • Entender o que é o Design Thinking enquanto ferramenta, processo e mindset.
  • Ser um agentes e promotor de uma cultura de inovação.
  • Estabelecer a ligação entre o contexto interno (valores, propósito e missão da empresa) e o externo (mercado, clientes, concorrência).
  • Desenvolver a capacidade de observação, inspiração e criatividade.
  • Saber promover e conduzir brainstormings profícuos com equipas de trabalho.
  • Entender o papel individual e coletivo no processo colaborativo da criação.
  • Fazer uma apresentação mais criativa.

Programa

1. Introdução
  • Quem é quem
  • Ser criativo, um método para um adjectivo.
  • O Steve, o Richard, o Hugh e outros gurus improváveis.
  • O pensamento lateral (dentro e fora da caixa)
2.Warm Up Criativo
  • Aquecimento para a competição
  • Primeira ideia vs melhor ideia
  • O bom observador de sala
  • A persona e a pessoa. Um por todos
  • Conhecer o público e criar relação.
3. Mergulhar no Método
  • Entender o desafio (descobrir a meta)
  • Explicar a um estrangeiro (sem gritos nem gestos largos)
  • Observar, aprender e perceber. (O lado humano das coisas)
  • Pesquisas e Puzzles (não inventar a roda poupa tempo)
4.Ideias e mais Ideias
  • Vale tudo e errar é bom (BrainStorm)
  • Ser um bom criativo num dia mau.Questionar as questões.
  • Construir para pensar.
  • Ouvir a 80 e falar a 20.
  • Divergir e Convergir.
  • O Gelado de Baunilha.
5. Técnicas para uma apresentação criativa
  • A variável sou eu.
  • O PowerPoint não é um teleponto.
  • O público, o espaço e a minha equipa.
  • Roupa de cena.
  • Distribuir Jogo.
  • Voar no trapézio.
6.Apito Final
  • Roda o palco (todos testam)
  • Jogo de Roda
  • Partilhar para crescer
  • Carrocel

A quem se destina

Todos os que sentem necessidade de encontrar soluções inovadoras e criativas para o trabalho de equipa ou para a promoção individual, no âmbito da apresentação de projetos ou do debate de ideias, mesmo que em contextos tidos como “formais”. Empresas, administração pública, organizações da sociedade civil.

Criatividade Estratégica nos Negócios

Somos todos criativos? Sim, somos.

A criatividade treina-se, consolida-se e aplica-se como uma metodologia cujos elementos básicos estão ao alcance de qualquer pessoa. Não é necessário para isso comparar-se a um criativo profissional com anos de experiência, mas apenas juntar ao conjunto de conhecimentos técnicos que já possui (direito, consultoria, finanças, etc) algumas boas práticas e métodos que ajudarão a agilizar um pensamento mais inovador, orientado para a consolidação e eficácia de resultados com foco nas pessoas. O mundo das empresas e dos negócios está a mudar.

O “novo normal” está em transformação e requer novas soluções para velhos problemas e adaptação a novos problemas. É essencial saber inovar e ser criativo.

Formato

Formação presencial em sala com muitos exercícios práticos

Duração

8 horas

Formador

João Peral

Valor

Sob consulta

Data

Sob consulta

Criatividade Estratégica nos Negócios

Somos todos criativos? Sim, somos.

A criatividade treina-se, consolida-se e aplica-se como uma metodologia cujos elementos básicos estão ao alcance de qualquer pessoa. Não é necessário para isso comparar-se a um criativo profissional com anos de experiência, mas apenas juntar ao conjunto de conhecimentos técnicos que já possui (direito, consultoria, finanças, etc) algumas boas práticas e métodos que ajudarão a agilizar um pensamento mais inovador, orientado para a consolidação e eficácia de resultados com foco nas pessoas. O mundo das empresas e dos negócios está a mudar.

O “novo normal” está em transformação e requer novas soluções para velhos problemas e adaptação a novos problemas. É essencial saber inovar e ser criativo.

Objectivos

No final da formação, os participantes deverão ser capazes de:
  • Conhecer os fundamentos básicos do pensamento criativo e a sua utilidade em contextos mais formais de negócios (através de exemplos e modelos práticos aplicados).
  • Entender o que é a inovação, a sua relevância e valor acrescentado para a actividade que desempenham.
  • Entender o que é o Design Thinking enquanto ferramenta, processo e mindset.
  • Ser um agentes e promotor de uma cultura de inovação.
  • Estabelecer a ligação entre o contexto interno (valores, propósito e missão da empresa) e o externo (mercado, clientes, concorrência).
  • Desenvolver a capacidade de observação, inspiração e criatividade.
  • Saber promover e conduzir brainstormings profícuos com equipas de trabalho.
  • Entender o papel individual e coletivo no processo colaborativo da criação.
  • Fazer uma apresentação mais criativa.

Programa

1. Introdução
  • Quem é quem
  • Ser criativo, um método para um adjectivo.
  • O Steve, o Richard, o Hugh e outros gurus improváveis.
  • O pensamento lateral (dentro e fora da caixa)
2.Warm Up Criativo
  • Aquecimento para a competição
  • Primeira ideia vs melhor ideia
  • O bom observador de sala
  • A persona e a pessoa. Um por todos
  • Conhecer o público e criar relação.
3. Mergulhar no Método
  • Entender o desafio (descobrir a meta)
  • Explicar a um estrangeiro (sem gritos nem gestos largos)
  • Observar, aprender e perceber. (O lado humano das coisas)
  • Pesquisas e Puzzles (não inventar a roda poupa tempo)
4.Ideias e mais Ideias
  • Vale tudo e errar é bom (BrainStorm)
  • Ser um bom criativo num dia mau.Questionar as questões.
  • Construir para pensar.
  • Ouvir a 80 e falar a 20.
  • Divergir e Convergir.
  • O Gelado de Baunilha.
5. Técnicas para uma apresentação criativa
  • A variável sou eu.
  • O PowerPoint não é um teleponto.
  • O público, o espaço e a minha equipa.
  • Roupa de cena.
  • Distribuir Jogo.
  • Voar no trapézio.
6.Apito Final
  • Roda o palco (todos testam)
  • Jogo de Roda
  • Partilhar para crescer
  • Carrocel

A quem se destina

Todos os que sentem necessidade de encontrar soluções inovadoras e criativas para o trabalho de equipa ou para a promoção individual, no âmbito da apresentação de projetos ou do debate de ideias, mesmo que em contextos tidos como “formais”. Empresas, administração pública, organizações da sociedade civil.

Formato

Formação presencial em sala com muitos exercícios práticos

Duração

8 horas

Formador

João Peral

Valor

Sob consulta

Data

Sob consulta

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